arte site_page-0001 (1)

26 a 27 de Setembro de 2024

Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos ( PIT)

palestrantes

mesas redondas

Daniela Simonini

Daniela Simonini T. Villas Bôas
Coordenadora do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos - PIT,

Coordenadora do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos - PIT, há dois anos. Formada em Engenharia Elétrica pela UFMG, tem especialização em administração de empresas pela FGV- EAESP. Formou-se recentemente em Letras, Língua Portuguesa, pela UNITAU. Começou sua carreira na Embraer, como Engenheira de Contratos, posteriormente atuou como Engenheira de Confiabilidade e Custos de Manutenção, seguindo matérias isoladas no ITA, e como Analista de Mercado, para Inteligência de Serviços Aeronáuticos. Num intervalo de aproximadamente dois anos, serviu no Ministério da Defesa, atuando como Gerente na Secretaria de Aviação Civil onde acompanhou programas de crescimento de aeroportos e coordenou a revisão e atualização do PNAVSEC - Programa Nacional de Segurança de Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita- que veio a se tornar lei federal. Retornou para a Embraer em Brasília no cargo de Gerente de Relações Institucionais para o setor de Defesa & Segurança por 3,5 anos. Sempre gostou de ler e de aprender a falar outras línguas. Adora seu trabalho, de fortalecer a base da indústria aeroespacial brasileira. Se não fossem tantas as demandas das mais de 140 empresas associadas ao Cluster Aero, ela teria mais tempo para seu projeto pessoal, iniciado na pandemia - Tertúlias, porque o livro livra. Este é seu lado "A" de STEAM: que promove a escuta ativa, a empatia e a boa comunicação por meio de debates após leitura de textos clássicos.

Jéssica Kellen Rodrigues

Jéssica Kellen Rodrigues
Grupo de Estudos, Pesquisas e e Escritas Feministas (GEPEF)

Jéssica Kellen Rodrigues é doutora em Filosofia (Unicamp). Mestre em Filosofia (Unicamp) e licenciada em Filosofia (UFLA). Atualmente é professora e pós-doutoranda na Universidade Estadual de Campinas e membro do Grupo de Estudos Metafísica e Política (GEMP), do Grupo de Estudos Luiz Gama (GELG) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e e Escritas Feministas (GEPEF).

CV: http://lattes.cnpq.br/0006943398671510

Marinilda Lima Souza

Marinilda Lima Souza
WIE CIMATEC e coordenadora do projeto Garotas 4.0- conexão para mudar o mundo

Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial (SENAI CIMATEC);Possui MBA em Gestão da Manutenção; Pós-Graduada em Gênero, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (UFBA) ; Bacharel em Ciências Sociais (UFBA) - concentração Antropologia. Possui experiência na área de manutenção de aeronaves. Trabalhou por 18 anos com manutenção de aeronaves, incluindo as funções técnicas de manutenção, inspeção e auditoria de qualidade de manutenção de aeronaves. Atua em pesquisa e docência na área de Confiabilidade Humana em Sistemas Complexos e Gestão de Ativos e Manutenção. Integra o grupo de pesquisa em Manutenção de Ativos Industriais e o grupo Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-CIMATEC); Membro da Comissão Central de Avaliação Institucional (CCAI). Docente da graduação e da pós-graduação. Orienta / coorienta trabalhos de conclusão de curso da graduação, pós-graduação lato sensu e bolsistas de Iniciação Cientifica. É conselheira do grupo de afinidade Mulheres na Engenharia, WIE CIMATEC e coordenadora do projeto Garotas 4.0- conexão para mudar o mundo

CV: http://lattes.cnpq.br/1155767240881214

Contato: marinilda.lima@fieb.org.br

Valéria Saldanha Motta

Valéria Saldanha Motta
Coordenadora de Pesquisa IME e Coordenadora da iniciativa STEM IME – Girls to girls

Valéria Saldanha Motta possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/IME (1994) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE (2010). É professora associada do Instituto Militar de Engenharia, onde exerce o cargo de Coordenadora de Pesquisa e Coordenadora da iniciativa STEM IME – Girls to girls. As suas áreas de interesse são Matemática e Educação. Atualmente seu foco é o estudo e ações que promovam a inclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Mãe de duas pessoas maravilhosas, Isabô e Ingrid e das gatas Odara, Yolanda e Xandú. Amante inveterada do samba e forró e pandeirista nas horas vagas.

CV: http://lattes.cnpq.br/7744000071565817

Maria Claudia Figueiredo Pereira Emer

Maria Claudia Figueiredo Pereira Emer
Secretária Regional do Paraná da SBC. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

CV: http://lattes.cnpq.br/8275326076771841

Maria Claudia Figueiredo Pereira Emer possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É membro do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UTFPR desde 2010. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente em teste de software, qualidade de software e engenharia de requisitos. Tem interesse nos seguintes temas: informática na educação, educação em computação e minorias na computação. É Secretária Regional do Paraná da SBC a partir de 2024.

Andressa de Mello

Andressa de Mello
Professora, conselheira e fundadora da Sust'nReal

Graduada em Engenharia de Computação pelo ITA e mestre em Sustentabilidade pela Schumacher College, na Inglaterra, é professora, conselheira e fundadora da Sust'nReal. Além de desenvolver projetos e soluções que capturam valor a partir de desafios socioambientais, aconselha empresários, empreendedores, executivos e organizações em assuntos estratégicos de sustentabilidade e ESG aplicados a negócios. Tem experiência de mais de 20 anos aliando estratégia, inovação e gestão, tendo ocupado posições executivas em empresas como Natura, Enjoei, The Boston Consulting Group, Ambiental by JBS, Veste, HP e Santander. Criou negócios e atuou no desenvolvimento de cadeias de economia circular e de biodiversidade.

Cel Int Vivian Santos Gomes

Cel Int Vivian Santos Gomes
Pró-Reitora de Administração do ITA

A Pró-Reitora de Administração do ITA é natural de Recife, em Pernambuco, e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 27 de Janeiro de 1997, alcançando o posto de coronel em 2022. Atuou em diversas áreas administrativas e de intendência, como gestão de pessoal, almoxarifado, registro, finanças, inteligência e controle interno. Também realizou todos os cursos da carreira, além de cursos de aperfeiçoamento como Especialização em Administração Estratégica, pela Universidade Estácio de Sá, MBA em Gestão Pública, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Air Command and Staff Course, Air Command and Staff College pela United Air Force University, nos Estados Unidos. Anteriormente, atuou como Vice-Diretora e Agente de Controle Interno na Base de Recepção de Veteranos (BREVET), Assessora Administrativa da Junta Interamericana em Washington, nos Estados Unidos, e Chefe da Divisão Administrativa e da Seção de Finanças do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER)

Silvana Navarro Cassy

Silvana Navarro Cassy
Pesquisadora Titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE)

Possui doutorado (2000) e mestrado (1995) em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharelado em Química (1992) pela mesma universidade. Pós-doutorado realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (2002). Desde 2002 atua como pesquisadora do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), sendo pesquisadora titular desde 2014 e docente permanente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 2012 pelo programa de pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE). Atua na área de materiais poliméricos visando sua aplicação em veículos lançadores de satélites e veículos de sondagem. Possui experiência em nanocompósitos e compósitos poliméricos, materiais híbridos organo-inorgânicos, blendas e adesivos.

Painéis

Tatiane Balliano

Tatiane Balliano
Presidente da Comissão Acadêmica Nacional da rede PROFNIT

Tatiane Balliano possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005), mestrado em Química e Biotecnologia, área de concentração Físico-química (cristalografia de raios X) pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e doutorado em Física Aplicada (Biomolecular) pela Universidade de São Paulo (2010), onde trabalhou com planejamento de inibidores da enzima GAPDH de T. cruzi. Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas no Instituto de Química e Biotecnologia e tem experiência em Cristalografia de Raios X (pequenas e macromoléculas e materiais policristalinos), Química de Produtos Naturais, desenvolvimento de produtos e materiais para aplicação em saúde humana e veterinária. Desenvolve projetos para obtenção de materiais relevantes na indústria de Química fina a partir de recursos naturais da biodiversidade brasileira e de Alagoas. Na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação, desempenha atualmente a função de presidente da Comissão Acadêmica Nacional da rede PROFNIT. Desempenha atividades ligadas à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo inovador. É Coordenadora da sede do PROFNIT - UFAL.

CV: http://lattes.cnpq.br/6891155976666166

Emília Villani

Emília Villani
Vice-Reitora ITA

Professora titular e vice-reitora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui graduação (1997) e mestrado (2000) em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado (2004) em Engenharia Mecânica também pela Universidade de São Paulo, com estágio no Laboratoire d'Analyse et dArchitecture des Systèmes (Toulouse, França). Ingressou como professora do ITA em 2005. Em 2012, realizou pós-doutorado na Chalmers University of Technology (Gotemburgo, Suécia). Ocupou diversos cargos administrativos no ITA: Chefe da Divisão de Projetos de P,DI, Chefe da Divisão de Educação Continuada, Chefe da Divisão de Pesquisa, Chefe da Divisão de Pós-graduação e Coordenadora da Área de Concentração de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica. Recebeu a medalha "Mérito Santos Dumont" em 2015 e a "Ordem do Mérito Aeronáutico" em 2019. Desde 2013, tem atuado na estruturação da cooperação Brasil-Suécia em Aeronáutica, sendo membro do Comitê Executivo do Grupo de Alto Nível em Aeronáutica Brasil Suécia desde sua criação em 2016 e membro do Advisory Board do Swedish Aerospace Research Center. Participou ainda da comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG 2021-2030. Desenvolve pesquisas relacionadas a: (1) especificação, verificação e validação de sistemas embarcados para aplicações críticas, (2) projeto de sistemas de automação industrial, com ênfase em aplicações robóticas, e (3) interface homem máquina e fatores humanos para aplicações aeronáuticas.

CV: http://lattes.cnpq.br/4280649883963631

Jefferson de Oliveira Gomes

Jefferson de Oliveira Gomes
Diretor de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Possui graduação,mestrado e doutorado (2001) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha (2001).Desde janeiro de 2004 atua como professor do ITA, locado no Centro de Competência em Manufatura - CCM.Desde 2017 é Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA.Desde 2018 trabalha em projetos com o Fórum Econômico Mundial (WEF) relacionados com a quarta revolução industrial. Já foi consultor UNESCO para o mesmo tema e do Banco Mundial para educação tecnológica do futuro.Exerceu os cargos de Diretor, Superintendente e de Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN; Diretor Regional e de Diretor de Inovação do SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina (DR-SC), de Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Atualmente é Pesquisador principal FAPESP da Plataforma IAsmin, um dos seis Centros de Inovação em Inteligência Artificial do País, e Coordenador Técnico da Linha 4 do Programa Rota 2030 e Diretor de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Prestou suporte tecnológico e organizacional para mais de 80 empresas. Desde dezembro de 2023 desenvolve atividades como professor permanente no programa PROFNIT.

Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/2087127246109861

Debora Peres Menezes

Debora Peres Menezes
Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretora do CNPq

Possui graduação em Fisica/bacharelado (1983) e em Fisica/licenciatura (1984) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado pela University of Oxford, Inglaterra (1989), pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, Portugal (1998), estágio sênior pela Sydney University, Austrália (2005) e pela Universidade de Alicante , Espanha (2014). É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão de maio de 2008 a maio de 2012, integrou o Comitê Gestor do INCT-Física Nuclear e Aplicações de 2018 a 2022, foi membro da Comissão de Física Nuclear (C12) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) de 2018 a 2021 e Presidente da Sociedade Brasileira de Física de 2021 a 2023. Atualmente é Diretora do CNPq. Possui mais de 200 artigos publicados em periódicos especializados e 4 livros, dedica-se ativamente à divulgação científica e é responsável por um Canal no Youtube e seu parceiro no TikTok chamados Mulheres na Ciência. Foi contemplada com a Medalha e Diploma de Mérito Francisco Dias Velho pela Câmara Municipal de Florianópolis por suas contribuições nas ciências e com o segundo lugar do Prêmio Confap 2022 como pesquisadora de ciências exatas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Roseli de Deus Lopes

Roseli de Deus Lopes
Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), junto ao Depto. Engenharia de Sistemas Eletrônicos. É Diretora (abril.2024-2028) do Instituto de Estudos Avançados da USP. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) eleita para o período 2023-2025. Coordena diversos programas e iniciativas relacionados à Educação em Engenharia e Educação STEAM, dentre estes destaca-se a coordenação geral da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (2017-2021).

Adriana Tonini

Adriana Tonini
Presidente da Associação Brasileira de Educação de Engenahria (ABENGE)

Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Pesquisadora Líder do grupo de pesquisa Mulheres e Meninas em STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics), certificado pelo CNPq. Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho: Mulheres nas Engenharias da ABENGE. Foi Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Membro do Conselho de CIência e Tecnologia da Federação das Indústrias de MG (FIEMG), Coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFOP; Vice-Coordenadora geral do Programa Escola de Gestores na UFOP e Coordenadora dos Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica (EaD) e Mídias da Educação (EaD) UFOP.

Giane Santos

Giane Santos
Coordenadora de projetos do PIT

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de Taubaté e pós-graduada em gestão estratégica com ênfase e comportamentos e resultados pela Universidade Mackenzie.Participou da equipe de consultores do SEBRAE-NA na elaboração de metodologias para estruturação de projetos de desenvolvimento local e facilitadora dos programas EMPRETEC, Qualidade Total e Oficinas de Planejamento Participativo. Desde 1999, profere palestras e oficinas pelo Brasil disseminando a cultura empreendedora. É coordenadora de projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos, à frente dos projetos de arranjos produtivos locais e da área estratégia dos projetos de economia social da instituição.

Soraia Teixeira

Soraia Teixeira
LATAM Industry Business Consultant da Dassault Systèmes

Soraia Teixeira é PhD em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Atualmente, faz parte do time de consultores da Dassault Systèmes como LATAM Industry Business Consultant. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria técnica, definição, coordenação e análise de projetos de diferentes complexidades, atuou principalmente nas áreas de tecnologia, inovação e automação industrial.

Liedi Bernucci

Liedi Bernucci
Professora Titular da Escola Politécnica da USP. Diretora-Presidente do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas 2022-2024.

Engenheira Civil, Mestre em Geotecnia e Doutora em Engenharia de Transportes, Professora Titular da Escola Politécnica da USP, Foi vice-Diretora de 2014-2018 e Diretora da POLI-USP de 2018-2021, sendo a 1a mulher a ssumir estes cargos depois de mais de 120 anos da fundação da POLI. Diretora-Presidente do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas 2022-2024.

CV: http://lattes.cnpq.br/4636988573211375
Pular para o conteúdo